Friday, October 29, 2010

25 milhões de domicílios inadequados

Brasil possui 25 milhões de domicílios inadequados para a moradia, diz IBGE
Daniel MilazzoEspecial para o UOL Notícias No Rio de Janeiro

O Brasil ainda registra 25 milhões de domicílios considerados inadequados para a moradia, segundo a pesquisa de Indicadores de Desenvolvimento Sustentável 2010, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira (1º). Em 2008, 43% dos domicílios brasileiros não cumpriam todos os critérios do estudo: até dois moradores por dormitório, coleta de lixo direta ou indireta por serviço de limpeza, abastecimento de água por rede geral e esgotamento sanitário por rede coletora ou fossa séptica.

Domicílios particulares adequados para a moradia

1992
2008

Adequados para a moradia
36,8%
57%
Até 2 moradores por dormitório
66,7%
82,4%
Rede geral de água
73,6%
83,9%
Rede geral de esgoto ou fossa séptica
56,7%
73,2%
Coleta de lixo direta ou indireta
66,6%
87,9%

A pesquisa, no entanto, revela que houve avanço na área, já que em 1992 apenas 36,8% dos domicílios particulares atendiam aos requisitos do indicador – em 2008 eram 57%. Houve aumento em todos os critérios, mas as desigualdades regionais ainda são marcantes. Enquanto 72,5% dos domicílios da região Sudeste são considerados adequados, na região Norte eles representam apenas 28,6%.

Dois BrasisA pesquisa do IBGE sugere a existência de “dois Brasis”: um, menos desenvolvido, formado pelas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste (à exceção do Distrito Federal) com índices inferiores à média nacional; e outro com indicadores acima da média, composto pelas regiões Sul e Sudeste.

Entretanto, o maior contraste está na região Centro-Oeste. A unidade federativa com o pior indicador é Mato Grosso do Sul (21,1%), enquanto aquela detentora do melhor índice é o Distrito Federal (78,6%).

Quando se analisa a taxa de acesso a rede de esgoto ou fossa séptica, o Centro-Oeste é mais uma vez o retrato da desigualdade, visto que o Mato Grosso do Sul figura como o pior Estado nesse critério –apenas 24% de seus domicílios possuem a estrutura– e o Distrito Federal detém o maior percentual do país (96,8%).

Domicílios adequados por regiões do país
Brasil
57%
Norte
28,6%
Nordeste
40,2%
Centro-Oeste
39,4%
Sudeste
72,5%
Sul
62,3%

Abastecimento de água
Segundo o levantamento do IBGE, os menores percentuais de residências com abastecimento de água por rede geral estão concentrados na região Norte, principalmente em Rondônia (42,3%), Pará (49,1%) e Acre (56,8%). Contudo, o estudo ressalta que nessas áreas é maior a proporção de domicílios que se abastecem da água de poços ou nascentes. Em Rondônia, 38,8% das casas usam esse tipo de abastecimento, enquanto no Pará o índice chega a 47,6%.
A média nacional dos domicílios que possuem abastecimento de água por rede geral é de 83,9%. No entanto, a porcentagem de casas que possuem o esgotamento sanitário adequado ainda é inferior (73,2%) e está diretamente associada ao indicador de Doenças Relacionadas ao Saneamento Ambiental Inadequado (DRSAI). Um exemplo disso é o Estado de Alagoas, que possui somente 36,8% de seus domicílios com acesso a rede geral de esgoto ou fossa séptica e registra 497,7 internações hospitalares por DRSAI a cada 100 mil habitantes, índice 61,2% superior à média nacional, que é de 308,7.

Thursday, October 28, 2010

Cafe de Las Ciudades



Recomendo:

Café de las Ciudades, Octubre 2010
http://www.cafedelasciudades.com.ar/

Este número está dedicado especialmente al actual momento que atraviesa la discusión sobre la planificación territorial en la Argentina, en relación a la demanda de una Reforma Urbana y la puesta en conocimiento público de importantes iniciativas del Estado. La Subsecretaría de Planificación Territorial de la Inversión Pública ha formalizado el Plan Estratégico Territorial del Bicentenario; en el mismo acto, el COFEPLAN (Consejo Federal de Planificación y Ordenamiento Territorial) presentó su Anteproyecto de Ley de Ordenamiento Territorial Nacional, que será debatido en foros y talleres a realizarse en los próximos meses en las distintas jurisdicciones. Esta propuesta se suma a otros proyectos ya presentados por las diputadas Augsburger y Belous, respectivamente; son analizados en esta edición por Melinda Maldonado y la propia Silvia Augsburger. El panorama argentino se completa con el análisis del mercado inmobiliario informal del Barrio Carlos Mugica o Villa 31 de Retiro, por Kelly Olmos, los comentarios de dos publicaciones relacionadas al tema: Territorio y Sustentabilidad – El caso de la Provincia de Neuquén, de Ramón Martínez Guarino, y el Manual de urbanismo para asentamientos precarios publicado por la Secretaría de Acción Comunitaria de la FADU-UBA, y las conclusiones (en nuestro café corto) del reciente Seminario sobre Abordajes alternativos para el hábitat y la vivienda en la Provincia de Buenos Aires.

Urbanidad contemporánea
El Indice de Ciudades Globales de Foreign PolicyEntre los negocios y la felicidad, por Marcelo CortiAlguna vez Andrés Borthagaray cuestionaba la validez de este tipo de índices y rankings, cuyos resultados suelen ser más reveladores sobre los sistemas de valores e intereses de quienes los elaboran que de la real calidad de vida de las ciudades consideradas. Borthagaray señalaba por ejemplo la falacia de considerar en una misma balanza casos tan disímiles en cuanto a la vigencia de las libertades individuales como Londres y Singapur. Si bien algunos de los criterios considerados en el Indice de FP pueden ser indicadores indirectos respecto a las vigencias de esos derechos, las libertades y garantías ciudadanas continúan siendo secundarios en la confección de este Indice en particular. Mucho menos hay evidencias sobre performances ambientales, aunque los modelos de huella ecológica constituyen un indicador sumamente confiable en tal sentido, ni aparecen en consideración las expectativas de los trabajadores, de las mujeres o de las diversas minorías que componen una sociedad urbana.
Economía de las ciudadesMercado Informal de Alquileres en las Villas 31 y 31bis (Barrio Padre Carlos Mugica, de Retiro)Y algunas conclusiones sobre calidad de vida y políticas públicas, por Kelly OlmosLo habitual es que la densificación se genere por ausencia de tierras vacantes o “agotamiento de la frontera de expansión”, como denomina Abramo a estos procesos. En conocimiento de que la densificación en las villas de la ciudad ha venido acompañada de un crecimiento de su oferta de unidades en alquiler, nos hemos focalizado en este segmento del mercado informal de vivienda como objeto de investigación. Nuestra hipótesis es que una importante proporción de esa expansión poblacional y densificación, no responde solamente a las conductas históricas: crecimiento vegetativo, ingreso de familiares, nuevas ocupaciones tradicionales de tierra, sino a la existencia de un mercado de alquileres, cuyo dinamismo puede ser explicado por las altas tasas de rentabilidad obtenidas ante la demanda de localización y ello ha impulsado fuertemente las construcciones.

Planes y Política de las ciudades (I)Hacia una Ley Nacional de Ordenamiento Territorial: reflexiones a partir de tres propuestas normativasUn análisis crítico de la legislación argentina (X), por Melinda Lis MaldonadoConsideramos que resulta más conveniente utilizar la denominación derechos y deberes de los habitantes, ya que están más vinculados al concepto de derecho a la ciudad. Si sólo se utiliza la denominación “titulares de dominio, poseedores y tenedores” se restringen los derechos y deberes a una relación de éstos con su derecho de propiedad individual, quedando por fuera las relaciones con la ciudad (a transportarse, a disfrutar de los equipamientos públicos, etc.). Estimamos que la mención al “derecho a la ciudad” debe ser expresa como un derecho de los habitantes. También creemos que debe hacerse expresa mención al deber y derecho del Estado de recuperar plusvalías urbanas. Esto tiene dos consecuencias: 1) se tornaría indiscutible que el Estado está facultado para recuperar las plusvalías que genere su acción. 2) como deber constreñiría al Estado a recuperar las plusvalías so pena de incurrir en responsabilidad fiscal.

Planes y Política de las ciudades (II)Perspectivas para una ley de suelos y desarrollo urbanoUn análisis crítico de la legislación argentina (XI), por Silvia AugsburgerDebido a esta dificultad, un número cada vez mayor de personas ha tenido que incumplir la ley para tener un lugar en las ciudades, viviendo sin seguridad jurídica de la tenencia, en condiciones precarias, insalubres y peligrosas, generalmente en zonas periféricas o en áreas centrales desprovistas de infraestructura adecuada. Así, el incremento de la informalidad y la exclusión urbana, aún en los años de crecimiento económico sostenido, se evidencian en los numerosos conflictos por la tierra que se suceden en diferentes ciudades de nuestro país. Esta situación refleja lo imprescindible de un marco jurídico que, respetando las potestades provinciales y las autonomías de los municipios, proteja los derechos de los habitantes en relación al suelo y provea de instrumentos que faciliten la promoción de políticas urbanas y de vivienda con un sentido redistributivo.
Planes y Política de las ciudades (III)Territorio y sustentabilidad, por Ramón Martínez GuarinoEl caso de la provincia del Neuquén, por Marcelo CortiLa base conceptual que propone Martínez Guarino es impecable y reitera su apuesta por la “Alta Simplicidad” en los procesos de ordenamiento y gestión territorial. Plantea un reconocimiento (y no una división, “con toda la carga defensiva de los límites”) de las diversas escalas del territorio, que supera la triada de compartimentos estancos municipio-provincia-nación: su serie virtuosa es barrio, ciudad, microregión, provincia, región, nación, región supranacional. La microregión es la escala apropiada de planificación para el desarrollo local e involucra el rol distintivo de la comarca, pequeña unidad urbano-rural, cuya recuperación es la alternativa a la migración obligada a las grandes periferias metropolitanas. Sólido en su planteo técnico, el texto no ignora sin embargo la dimensión política del territorio y postula la coordinación entre la lógica de planificación y gestión vertical-sectorial (vivienda, salud, educación, infraestructuras, transporte) y la lógica horizontal-territorial.
Mensajes al caféTerritorios URBANORURARIFICADOS, imágenes del Bicentenario chileno (ciudadano y popular), el Parque en Caballito y la Ciudad de las Artes y las Ciencias
Café cortoEncuentros, Jornadas, Seminarios, Congresos: Seminario RedMuni Cuyo 2010 “Políticas Públicas para el Desarrollo Local” – El sol de Brecht en la cara de Benjamín – 2º Encuentro Internacional de Interiorismo y Diseño, en Buenos Aires – Más Ciudad, en Costa Rica – Bienal Iberoamericana de Arquitectura y Urbanismo, en Medellín – Región, Territorio y Normativa, en Mar del Plata – XVII Bienal Panamericana de Arquitectura de Quito – BAQ 2010 – Seminario Internacional de la RII en Mendoza – Reflexiones sobre el sentido de los derechos habitacionales, en Bogotá – VI Jornadas de Sociología de la UNLP Convocatorias y Concursos: Morón busca profesionales – Convocatoria a Disertantes sobre Cambio Climático – Urbe, revista de gestión urbana – Cuadernos de Vivienda y Urbanismo de la Universidad Javeriana – Convocatoria de RIUrb – Revista Iberoamericana de Estudios Municipales Cursos y programas académicos: Gestión y Gobierno Comunal, en Buenos Aires Exposiciones y muestras: Muestra A+A, Desdibujando límites, en el CPAU – 10a edición de la megaexposición Gobierno y Servicios Públicos 2010 Noticias y publicaciones: Abordajes alternativos para el hábitat y la vivienda en la provincia de Buenos Aires – Todorov en Barcelona Metrópolis – La Biblioteca Digital Mundial de la UNESCO – Aldo Ferrer en el Foro Metropolitano – La era del bufón, por Vargas Llosa

Sunday, October 24, 2010

Ponto Cine - Diálogos com o cinema "5x Favela"

Thursday, October 21, 2010

Novas Alternativas e Arquiteto de Família ( Links interessantes)

Programa Novas Alternativas ( SMH/PCRJ)
http://www.sinduscon-rio.com.br/SMH_INVENTARIOS.asp


Exposição do Projeto Arquiteto de Família, no dia 10 de setembro no IVB.





http://www.clubedareforma.com.br/noticias/68/DEBATE+SOBRE+ASSISTENCIA+TECNICA+INTEGRA+EXPOSICAO+EM+NITEROI.aspx











Thursday, October 14, 2010

Morar Carioca


Link: Reportagem
https://docs.google.com/document/pub?id=1z2WOSc8cV_beEBw4-UAVbH1kg-6uVDzli3fz8ZiwisQ


Prefeitura lança obras de R$ 32,3 milhões do Morar Carioca na Colônia Juliano Moreira

Haverá intervenções de urbanização e infraestrutura, além da construção de 160 unidades habitacionais

13/10/2010

A Secretaria Municipal de Habitação publica hoje, no Diário Oficial do Município, o edital das obras do Programa Morar Carioca na Colônia Juliano Moreira, em Jacarepaguá. Nesta etapa, com investimento de R$ 32.388.299,69, haverá intervenções de urbanização e infraestrutura nas comunidades Vale do Ipê, Vila Arco-Íris e Área Verde, além da construção de 160 unidades habitacionais para reassentamento. O pacote de obras inclui, também, a construção do Espaço de Desenvolvimento Infantil (EDI) Leila Diniz; a abertura de um Posto de Orientação Urbanística e Social (Pouso); a implantação de mais de 10 mil metros quadrados de áreas de lazer e reflorestamento de espaços degradados. As ações alcançarão uma área de 279.620,45 metros quadrados, beneficiando 5.550 moradores em 1.387 domicílios.

Fonte: http://www.rio.rj.gov.br/web/guest/exibeconteudo?article-id=1205664

Wednesday, October 13, 2010

Conflitos Urbanos Habitação e Meio Ambiente

Orçados em R$ 4,4 bilhões, parques lineares removerão mais de 20 mil famílias em SP
Guilherme Balza Do UOL Notícias Em São Paulo

Operação Urbana Águas Espraiadas

As obras da Operação Urbana Águas Espraiadas e do Parque Linear Várzeas do Tietê removerão mais de 20 mil famílias de suas casas nos próximos anos, segundo estimativa do governo. Juntos, os dois projetos estão orçados em R$ 4,4 bilhões e devem ser inaugurados até 2014, ano da Copa do Mundo no Brasil.
Apesar do grande número de desapropriações e do custo elevado das obras, lideranças comunitárias e o defensor público Carlos Loureiro denunciam a falta de planos de habitação mais detalhados e transparentes que indiquem qual será o destino das famílias que serão atingidas, na sua maioria de comunidades carentes.
As constantes alterações no projeto Operação Urbana Águas Espraiadas (leia no box abaixo) e as indefinições em torno da obra, que prevê a extensão da avenida Jornalista Roberto Marinho até a rodovia dos Imigrantes por meio de um túnel e a construção de um parque linear na superfície, preocupam as mais de 10 mil famílias que devem ter os imóveis desapropriados.
Entenda a Operação Urbana Água Espraiada
A avenida Jornalista Roberto Marinho (antiga avenida Águas Espraiadas) foi inaugurada em 1995 na gestão do prefeito Paulo Maluf, com indícios de superfaturamento. Com custo total de R$ 840 milhões, a avenida foi considerada a mais cara do mundo na época. O prolongamento da avenida até a rodovia dos Imigrantes estava previsto no projeto original, aprovado quando Jânio Quadros era prefeito (1986-1989).
O objetivo da extensão até a Imigrantes é desafogar o tráfego da avenida dos Bandeirantes --uma das vias mais congestionadas da capital-- e revitalizar, por meio de um parque linear, a região em torno do córrego Água Espraiada, repleta de favelas. Em 2002, na gestão de Marta Suplicy, foi aprovado o projeto de prolongamento da avenida, segundo o qual a extensão seria feita por uma via de superfície de aproximadamente 3 km e um túnel de 400 m, ao custo de R$ 900 milhões.
No ano passado, contudo, o prefeito Gilberto Kassab alterou o projeto original, determinando que o prolongamento fosse feito por um túnel com cerca de 2,4 km e a construção de um parque linear na superfície, que contaria também com uma via para carros nas margens, ciclovias e equipamentos de lazer. A proposta de Kassab prevê ainda que, por sobre o parque, seja construído o monotrilho que ligará o Jabaquara ao Morumbi. Com as alterações, o custo da obra triplicou para R$ 2,7 bilhão, verba que a prefeitura pretende financiar pelo venda de títulos imobiliários (Cepac).
Em julho deste ano, o Tribunal de Contas do Município (TCM) embargou a obra, que já havia sido licitada, alegando alteração no projeto original e insuficiência de recursos, além de mais de 60 irregularidades. O TCM determinou a correção de 17 irregularidades para que o contrato com as construtoras que venceram a licitação seja homologado e a obra comece a ser tocada. Uma das exigências é que seja aprovada na Câmara Municipal uma lei que altere o projeto original e que contenha as modificações que foram feitas.
O projeto de prolongamento da via foi aprovado em 2002, na gestão de Marta Suplicy (PT), mas previa um túnel menor, com apenas 400 metros. A ampliação do túnel para 2,4 km e a implantação do parque linear foram mudanças aprovadas pelo prefeito Gilberto Kassab (DEM).
A auxiliar administrativa Priscila Soares, moradora da Vila Facchini, afirma que cerca de 2.000 famílias não seriam atingidas pelo projeto anterior e terão que ser removidas da região se as alterações forem mantidas. “Nenhum morador foi consultado sobre as mudanças. Está tudo muito obscuro. Ninguém falou para nós como serão as indenizações”, afirma Soares, que integra um movimento de proprietários de imóveis e comerciantes contrários às mudanças aprovadas na gestão de Kassab.
Além das famílias que foram pegas de surpresa com a possibilidade de desapropriação, há outras 8.556 que moram em 16 favelas da região e já foram cadastradas pela Secretaria Municipal de Habitação (Sehab) para serem reassentadas em áreas próximas da região ou para receberem auxílio-aluguel no valor de R$ 300 mensais até que as moradias que integram a obra fiquem prontas.
O defensor público Carlos Loureiro, que acompanha a situação das famílias afetadas, afirma que a construção das moradias já deveria ter começado antes mesmo do início da obra. Segundo ele, não há um plano habitacional claro para as famílias que perderão suas casas. “Já existem áreas desapropriadas, mas os empreendimentos [habitacionais] sequer começaram. Não dá para saber se os terrenos [destinados aos reassentamentos] serão suficientes para receber os moradores”, diz.
Loureiro teme que se repita o que ocorreu durante o processo de construção do trecho que já existe da avenida Jornalista Roberto Marinho, quando cerca de 50 mil moradores de favelas que existiam no local desde a década de 70 foram retirados e, grande parte deles, acabaram indo morar em áreas de proteção ambiental do extremo sul da capital.
“Existia um complexo de favelas que foi removido, de forma agressiva, para regiões de mananciais na periferia. Isso é uma prova de que o próprio poder público falha ao desrespeitar direitos básicos. É preciso tomar cuidado para que isso não se repita”, afirma.
Procurada pela reportagem do UOL Notícias desde a quarta-feira (6), a Sehab afirmou que todas as famílias que comprovaram que moram na região atingida receberão unidades habitacionais ou outra forma de compensação, como o auxílio-aluguel no valor de R$ 300, mas a remoção das famílias, mas não apresentaram plano para realocação dos moradores
Além de melhorar o trânsito, a expansão da avenida integra um projeto de valorização da região do Brooklin, do qual também fizeram parte a construção da ponte estaiada Octavio Frias de Oliveira, inaugurada em 2008, e a retirada dos barracos da favela do Jardim Edith, na avenida Engenheiro Luiz Carlos Berrini, no início do ano passado.
Parque Linear Várzeas do Tietê
Com custo total de R$ 1,7 bilhões, o Parque Linear Várzeas do Tietê será o maior parque linear do mundo, com 75 quilômetros de extensão e 107 km² de área, segundo o governo do Estado. O parque ocupa toda a várzea do rio Tietê, entre o bairro da Penha, na capital, até o município de Salesópolis, onde fica a nascente do rio, passando pelos municípios de Guarulhos, Itaquaquecetuba, Poá, Suzano, Mogi das Cruzes e Biritiba-Mirim.
Imagens do Parque Linear Várzeas do Tietê

Dividida em três etapas, a obra prevê a construção de uma avenida (Via Parque) e de uma ciclovia dentro do parque, além da instalação de 33 centros de lazer e a recuperação das matas ciliares. A conclusão da primeira etapa está prevista para 2014, quando 48 quilômetros da Via Parque e da ciclovia devem ser entregues, além de quatro núcleos de lazer com 15 campos de futebol e 14 quadras poliesportivas. Os recursos para a obra virão de empréstimos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) --R$ 1,3 bilhão-- e do orçamento do governo do Estado --R$ 377 milhões.
Um dos objetivos do projeto é reduzir as enchentes na marginal Tietê e valorizar a região, que fica às margens da rodovia Ayrton Senna, entre o Aeroporto Internacional de Guarulhos e o futuro estádio do Corinthians, provável sede paulista na Copa do Mundo, em Itaquera. Na área da várzea também estão a USP Leste, os centros de treinamento do Corinthians e da Portuguesa, além de empresas e indústrias.
Apesar do investimento vultoso e do tamanho da obra, as famílias que vivem em comunidades carentes da região, e serão removidas, não foram consultadas sobre a implantação do parque e muitas não sabem para onde irão, segundo o líder comunitário Oswaldo Ribeiro, morador da Vila Itaim, presidente da Ação Cultural Afro Leste Organizada (Acaleo). “Pegaram nós de surpresa. Com um projeto de tamanha proporção, a comunidade no mínimo tinha que ser consultada”, diz. “As famílias foram morar ali há mais de 40 anos, quando ainda não era Área de Proteção Ambiental (APA)”, afirma.
Os números de famílias desapropriadas divergem: enquanto a Sehab fala em 10.191 famílias, a Secretaria de Saneamento e Energia do Estado reduz a estimativa para 7.500. De acordo com Ribeiro, também não há uma proposta habitacional para o conjunto dos moradores, embora o BID exija isso de contrapartida social para o empréstimo dos recursos. “Inventam um parque linear sem uma política habitacional. Na prática isso é expulsar as pessoas para os bolsões mais miseráveis”, diz.
A Sehab, por sua vez, disse que mais de 4.000 famílias que já foram removidas do local receberam ou ainda estão recebendo parcelas de auxílio-aluguel no valor de R$ 300 por mês ou então foram transferidas para apartamentos do CDHU. Entre essas famílias estão 338 que foram atingidas, no final do ano passado e no início deste ano, pelas enchentes no Jardim Romano, bairro que ficou alagado por mais de 70 dias por conta do transbordamento do rio Tietê.
A secretaria não informou o destino 6.000 famílias restantes que foram cadastradas. “A prefeitura disse que compraria terrenos em bairros da zona leste para distribuir às famílias, mas até agora isso não aconteceu”, afirma Ribeiro.
Ainda de acordo com o líder comunitário, a população da várzea do Tietê, em geral, não é contra o parque, mas também gostaria de ser beneficiada pela obra. “Não somos contra o meio ambiente. Se o meio ambiente conseguir enxergar o ser humano como parte dele, é positivo. Eles falam tanto do meio ambiente, mas não inserem o ser humano nesse processo”, diz.

Governo do Estado elabora Plano Estadual de Transporte

Governo do Rio de Janeiro elabora novo plano estadual de transportes

http://jornal.ofluminense.com.br/editorias/cidades/governo-do-rio-de-janeiro-elabora-plano-estadual-de-transportes

Wednesday, October 06, 2010

Qualidade no Projeto de Edifícios

Sobre o livro: As cidades e os seus edifícios representam o habitat do homem contemporâneo e têm enormes e multivariadas implicações na qualidade de vida das pessoas. Assim, o projeto e a avaliação de projetos em arquitetura e engenharia são estratégicos para aprimorar a qualidade do ambiente construído. O processo de projeto e sua gestão constituem também as etapas nas quais as tecnologias e as soluções são concebidas, desenvolvidas e avaliadas, com repercussões em todas as demais etapas do ciclo de vida do ambiente construído, tais como: a construção, o uso e a operação, a manutenção, bem como a requalificação ou descarte das edificações. O processo de projeto contemporâneo desnvolve empreendimentos cada vez mais complexos, exigindo soluções projetuais e tecnológicas mais elaboradas e multidisciplinares, avaliadas e aprimoradas continuamente. Neste contexto, o livro Qualidade no Projeto de Edifícios discute a atuação de projetistas e construtores durante o ciclo de concepção, projeto, acompanhamento de execução e uso, considerando diversos agentes intervenientes em cada etapa e os usuários e suas necessidades. O livro Qualidade no Projeto de Edifícios é promovido pela Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído através do Grupo de Trabalho de qualidade do projeto, e traz como conteúdo as principais discussões dos pesquisadores convidados para o 1º Simpósio Brasileiro de Qualidade do Projeto no Ambiente Construído realizado em São Carlos, SP em novembro de 2009. Esta obra conta com treze capítulos desenvolvidos por importantes pesquisadores da área e está estruturada em três grandes temas: qualidade do projeto e percepção do usuário; tecnologia da informação e qualidade do projeto ; qualidade do projeto, meio urbano e a habitação social .

Sumário: SOBRE A ANTAC Francisco Ferreira Cardoso
PREFÁCIO - Doris Kowaltowski
INTRODUÇÃO Márcio Minto Fabricio, Sheila Walbe Ornstein

TEMA 1 - QUALIDADE DO PROJETO E PERCEPÇÂO DO USUÁRIOConceitos de qualidade no projeto de edifícios - Márcio Minto Fabricio, Sheila Walbe Ornstein e Silvio Burrattino MelhadoArquitetura centrada no usuário ou no cliente: uma reflexão sobre a qualidade do projeto - Mônica Santos SalgadoArquitetura centrada no usuário - gestão de requisitos no processo de projeto - Luciana Inês Gomes MironElementos do processo projetual como fonte de stress ambiental – explorando aspectos que podem influenciar a relação usuário-ambiente - Gleice Azambuja ElaliAbordagem experiencial, qualidade do projeto, qualidade do lugar e cultura na atualidade - Paulo Afonso Rheingantz

TEMA 2 - TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E QUALIDADE DO PROJETOLógica fuzzy e suas aplicações na avaliação do ambiente construído – Odair Barbosa de MoraesTendências da colaboração em arquitetura, engenharia, construção – Marcus Vinícius Granadeiro Corrêa e Regina Coeli RuschelBuilding information modeling para projetistas - Regina Coeli Ruschel, Paulo Roberto Pereira Andery, Silvio Romero Fonseca Motta, Ana Cecília Nascimento Rocha Veiga

TEMA 3 - QUALIDADE DO PROJETO, MEIO URBANO E A HABITAÇÃO SOCIAL
Edificações e espaços urbanos- percepção, cognição e métodos de avaliação - Antônio Tarcísio da Luz ReisGestão de espaços coletivos em his - negação das necessidades básicas dos usuários e a qualidade do cotidiano e do habitat - Nirce Saffer MedvedovskiAvaliação, valor e habitação de interesse social - Miguel Antôno BuzzarCidade e habitação de interesse social - António Baptista Coelho Edição: RIMA / ANTACISBN: 978-85-7656-186-6 Brochura 16,0 x 22,9 cm261 páginas

Indice de Bem Estar Urbano ( iBEU) Brasil




O Observatório das Metrópoles divulga, pela primeira vez, o Índice de Bem-Estar Urbano das Regiões Metropolitanas do Brasil (iBEU). A característica principal do iBEU é avaliar as condições de vida associadas à moradia e ao acesso aos serviços urbanos básicos nas regiões metropolitanas brasileiras. A avaliação das condições de bem-estar urbano torna-se importante no momento em o país tem experimentado melhoria das condições individuais de vida, como vários estudos têm apontado, decorrentes dos efeitos da distribuição da renda traduzidos no aumento do consumo mercantil de bens e serviços e à redução da pobreza absoluta e relativa.

A preocupação foi saber se a melhoria das condições individuais de vida têm sido acompanhada por melhora das condições coletivas de bem-estar, principalmente àquelas relacionadas ao abastecimento de água, esgotamento sanitário, mobilidade urbana, entre outros aspectos.

A tendência geral constada do iBEU foi o da melhoria ao longo da primeira década do século XXI – período de 2001 a 2009 –, apesar de apresentar pequenas oscilações para baixo, nos anos de 2005 e 2008, de acordo com dados da PNAD utilizados para elaboração desse índice. Não obstante esse resultado, os indicadores que compõem o iBEU possuem comportamentos diferentes, no mesmo período analisado, o que possibilita uma análise mais apurada do que tem se caracterizado como as principais problemáticas urbanas na contemporaneidade.

Para acessar o relatório Índice de Bem-Estar Urbano das Regiões Metropolitanas do Brasil (iBEU) , acesse este link abaixo:

http://observatoriodasmetropoles.net/index.php?option=com_content&view=article&id=1463&catid=45&Itemid=88%E2%8C%A9=pt

Concurso Morar Carioca


Saturday, October 02, 2010

Mapa da Injustiça Ambiental

Mapa da Injustiça Ambiental

Fonte: Carta Capital

Envolverde2 de outubro de 2010 às 11:52h

Pesquisador da FIOCRUZ Marcelo Frippo fala sobre o projeto que tem o objetivo de apoiar a luta dos atingidos pelo desenvolvimentismo insustentável

Por Flávia Londres*

A contaminação de ambientes rurais e residenciais e a intoxicação de trabalhadores e populações por agrotóxicos, assim como as disputas por terras, o desemprego e a insegurança alimentar provocados pela expansão do agronegócio constituem graves exemplos de injustiça ambiental e, como não poderia deixaria de ser, figuram em diversos casos do Mapa de Conflitos envolvendo Injustiça Ambiental e Saúde no Brasil. Este instrumento constitui uma importante ferramenta de denúncia e de articulação em busca de soluções. O Mapa da Injustiça Ambiental é o resultado de um projeto desenvolvido em conjunto pela Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) e pela FASE – Solidariedade e Educação, com o apoio do Departamento de Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde. Seu objetivo maior é, a partir de um mapeamento inicial, apoiar a luta de inúmeras populações e grupos atingidos em seus territórios por projetos e políticas baseadas numa visão de desenvolvimento insustentável e prejudicial à saúde. A seguir a entrevista com Marcelo Firpo, pesquisador da FIOCRUZ e coordenador geral do projeto do Mapa de Conflitos envolvendo Injustiça Ambiental e Saúde no Brasil.

O que é Injustiça Ambiental? 

O tema da justiça ambiental surge inicialmente nos EUA, sua origem está relacionada à luta contra a discriminação racial e étnica presente nos movimentos pelos direitos civis da sociedade norte-americana nos anos 70 e 80. Inicialmente foi cunhada a expressão racismo ambiental em função da presença de populações negras que viviam em regiões altamente poluídas por indústrias químicas ou próximas a depósitos de lixo. Algum tempo depois o movimento passou também a usar o conceito mais amplo de justiça ambiental, articulando-se com a defesa pelos direitos humanos universais e incorporando outras questões além da discriminação racial e étnica, como classe social — exploração dos trabalhadores – e gênero – subjugação das mulheres. Na América Latina, somente nos anos 90 é que, aos poucos, a relação entre meio ambiente, saúde, direitos humanos e justiça passou a fazer parte da agenda de alguns países com a adoção do conceito de justiça ambiental.

No Brasil, a criação da Rede Brasileira de Justiça Ambiental em 2001 (www.justicaambiental.org.br) se deu com o lançamento da Declaração de Princípios, na qual o conceito de Injustiça Ambiental foi definido como “o mecanismo pelo qual sociedades desiguais, do ponto de vista econômico e social, destinam a maior carga dos danos ambientais do desenvolvimento às populações de baixa renda, aos grupos sociais discriminados, aos povos étnicos tradicionais, aos bairros operários, às populações marginalizadas e vulneráveis”. Já o conceito de Justiça Ambiental é entendido por um conjunto de princípios e práticas que asseguram que nenhum grupo social, seja ele étnico, racial, de classe ou gênero, “suporte uma parcela desproporcional das conseqüências ambientais negativas de operações econômicas, decisões de políticas e de programas federais, estaduais, locais, assim como da ausência ou omissão de tais políticas”. 

O que é o Mapa da Injustiça Ambiental e Saúde no Brasil?

O Mapa é um sonho antigo e resulta de um projeto desenvolvido em conjunto pela FIOCRUZ e pela Fase, ONG que sedia a secretaria da Rede Brasileira de Justiça Ambiental (RBJA). Seu objetivo maior é, a partir de um mapeamento inicial, socializar e apoiar a luta de inúmeras populações e grupos atingidos/as em seus territórios por projetos e políticas baseadas numa visão de desenvolvimento considerada insustentável e prejudicial à saúde por tais populações, bem como movimentos sociais e ambientalistas parceiros. É importante destacar que a noção de saúde inclui também temas como a defesa da cultura e modos de vida tradicionais, a democracia e a violência, já que em inúmeros casos existem ameaças e até assassinatos contra aqueles que lutam por seus direitos.

Como diz nosso site, o Mapa busca sistematizar e socializar informações disponíveis, dando visibilidade às denúncias apresentadas pelas comunidades e organizações parceiras. Os cerca de 300 casos (novos 40 estão sendo introduzidos neste momento) nos vários estados do país foram selecionados a partir de sua relevância socioambiental e sanitária, seriedade e consistência das informações apresentadas. Com isso, esperamos contribuir para o monitoramento de ações e de projetos que enfrentem situações de injustiças ambientais e problemas de saúde em diferentes territórios e populações das cidades, campos e florestas, sem esquecer as zonas costeiras.

É importante ressaltar que não consideramos o Mapa “fechado”. Muito pelo contrário, ele é o momento inicial de um novo espaço para denúncias, para o monitoramento de políticas públicas e, ainda, de desafio para que o Estado, em seus diversos níveis, responda às necessidades da cidadania.

Uma possibilidade de atuação por parte de comunidade ou organizações, que já vem acontecendo, é a denúncia de novos casos, a correção ou atualização das informações sobre os casos existentes. Isso pode ser feito no Fale Conosco que está presente no portal do Mapa na internet.

O uso indiscriminado de agrotóxicos constitui um elemento importante gerador de injustiça ambiental? Há muitos casos no mapa envolvendo os agrotóxicos?

No Mapa a expansão do agronegócio, em especial de monocultivos como a soja e a produção de árvores para a celulose ou a siderurgia, aparece como um das principais causas de injustiça ambiental no Brasil. Tais atividades geram vários efeitos negativos, como a concentração de terras, renda e poder político dos grandes produtores; o desemprego e a migração campo-cidade com impactos no caos urbano das metrópoles dos países periféricos; o não atendimento às demandas de segurança e soberania alimentar, já que o agronegócio está preocupado em produzir as mercadorias agrícolas mais lucrativas e que muitas vezes não são alimentos (caso dos biocombustíveis) ou são exportados como commodities para os países mais ricos. Além disso, a disputa por terras gera conflitos com as populações tradicionais como indígenas, quilombolas, pescadores e extrativistas, além daqueles com agricultores familiares e os movimentos pela reforma agrária.

O uso intensivo de agrotóxicos e agroquímicos, uma das marcas da “modernização agrícola” no Brasil, é também um grande problema. No Mapa aparecem 43 casos de conflitos em que aparece a palavra agrotóxicos. Nem sempre o problema se dá no campo: a produção de agrotóxicos também está presente em tragédias envolvendo trabalhadores e populações urbanas, como nos casos da contaminação de resíduos de agrotóxicos na Baixada Santista pela multinacional francesa Rhodia, em Paulínia (SP) pela Shell, na chamada Cidade dos Meninos em Duque de Caxias (RJ) em que o próprio governo federal é o réu, ou ainda em desastres como o vazamento de milhares de litros do agrotóxico endossulfam pela empresa Servatis em Resende (RJ), que contaminou o Rio Paraíba do Sul e afetou várias cidades e pescadores até a foz do rio, no Norte do Estado.

Como se espera que esta ferramenta possa influenciar o poder público a buscar soluções para os conflitos?

Como já foi dito, uma questão importante é a divulgação destes casos de conflitos e injustiças na opinião pública. Um aspecto da vulnerabilização destas populações é a invisibilidade de seus problemas na mídia e nos debates públicos. Raramente eles aparecem na mídia, ou quando aparecem muitas vezes são apresentados de forma discriminatória: as violências praticadas contra tais populações, os atos de resistência e de defesa de direitos são ocultados ou distorcidos, e são realçadas acusações contra o direito de propriedade dos grandes produtores. O lançamento do Mapa nos últimos meses em vários veículos da mídia e em eventos regionais permitiu lançarmos um olhar contra-hegemônico, o que provocou reações, mas também busca de ações mais efetivas por parte das instituições e, por vezes, das próprias empresas. Há uma fetichização no mundo e no Brasil sobre o que chamam gestão ambiental e responsabilidade social corporativa, pois frequentemente tais práticas não dialogam com as populações e desprezam suas reivindicações.

Outro aspecto muito importante para nós é o uso desta ferramenta por parte das populações e dos movimentos sociais para mostrar o “outro lado” que não aparece nos indicadores de crescimento econômico e desenvolvimento. Também esperamos que instituições democráticas ligadas a setores como a saúde ambiental, o meio ambiente, a reforma agrária, a demarcação de terras indígenas e quilombolas, dentre outros, possam incluir os dados do Mapa para elaborar agendas e implementar suas ações.

O Mapa da Injustiça Ambiental se encontra em: http://www.conflitoambiental.icict.fiocruz.br/

*Flávia Londres é engenheira agrônoma, consultora da AS-PTA

Fonte: http://www.cartacapital.com.br/sociedade/mapa-da-injustica-ambiental