Tuesday, April 12, 2011

Palestra IAB/RJ Dominique Gauzin-Müller




Arquiteta, autora e jornalista francesa vivendo em Stuttgart (Alemanha) há 25 anos, Dominique Gauzin-Müller é apaixonada pela construção em madeira e pela arquitetura ecológica sobre as quais escreveu uns 150 artigos e ensaios, 7 livros e fez muitas conferências. Ela também é redatora-chefe da revista francesa Ecologik dedicada à arquitetura e ao urbanismo sustentáveis.

Interessada nas relações entre arquitetura e sociedade, foi, aliás, a curadora da exposição "Habiter écologique - Quelles architectures pour la ville durable ?"( "Morar ecológico- Que tipo de arquiteturas para uma cidade sustentável ? " em francês) que aconteceu em 2009 na Cité de l'architecture et du patrimoine no Palais de Chaillot em Paris e apresentava em particular exemplos de moradias econômicos em recursos naturais, em matérias-primas e em energia. Essa exposição será apresentada no Museu de Arte moderna de São Paulo a partir do próximo 19 de abril.

A esse propósito, ela examinará também a natureza da arquitetura sustentável durante a conferência, no dia 14 de abril no Instituto dos Arquitetos do Brasil às 18h30, cujo tema será "Arquitetura sustentável: lowtech ou hightech?" Entre low-tech e high-tech, tratará da alternativa que está surgindo: a moradia eco-responsável. Essa conferência estará aberta a todos, tantos aos arquitetos como aos apaixonados por arquitetura.