Friday, July 06, 2012

Rio de Janeiro é Patrimônio Cultural da Humanidade




Rio de Janeiro é Patrimônio Cultural da Humanidade

Cidade Maravilhosa foi reconhecida pela Unesco e recebeu a honraria na categoria paisagem cultural urbana

01/07/2012

A Cidade Maravilhosa recebeu o título de Patrimônio Cultural da Humanidade, na categoria paisagem cultural urbana, reconhecido pela Unesco, neste domingo, dia 1º de julho. Essa é a primeira vez que uma cidade inteira é contemplada com esta honraria.

A candidatura, apresentada em 2009 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), foi aprovada durante a 37ª Sessão do Comitê do Patrimônio Mundial, que está sendo realizada em São Petersburgo, na Rússia.

A conquista do título reflete a harmonia das intervenções urbanas com a paisagem natural da cidade, que gerou cartões-postais famosos pelo mundo inteiro, e a interação dos cariocas com a natureza. De acordo com o Iphan, os locais valorizados com o título receberão ações de preservação de sua paisagem cultural. São eles: Pão de Açúcar, Corcovado, Floresta da Tijuca, Aterro do Flamengo, Jardim Botânico e a Praia de Copacabana, além da entrada da Baía de Guanabara. As belezas cariocas incluem, ainda, o forte e o Morro do Leme, o Forte de Copacabana e o Arpoador, o Parque do Flamengo e a enseada de Botafogo.
Fonte: http://www.rio.rj.gov.br/web/guest/exibeconteudo?article-id=2948889