Wednesday, October 06, 2010

Indice de Bem Estar Urbano ( iBEU) Brasil




O Observatório das Metrópoles divulga, pela primeira vez, o Índice de Bem-Estar Urbano das Regiões Metropolitanas do Brasil (iBEU). A característica principal do iBEU é avaliar as condições de vida associadas à moradia e ao acesso aos serviços urbanos básicos nas regiões metropolitanas brasileiras. A avaliação das condições de bem-estar urbano torna-se importante no momento em o país tem experimentado melhoria das condições individuais de vida, como vários estudos têm apontado, decorrentes dos efeitos da distribuição da renda traduzidos no aumento do consumo mercantil de bens e serviços e à redução da pobreza absoluta e relativa.

A preocupação foi saber se a melhoria das condições individuais de vida têm sido acompanhada por melhora das condições coletivas de bem-estar, principalmente àquelas relacionadas ao abastecimento de água, esgotamento sanitário, mobilidade urbana, entre outros aspectos.

A tendência geral constada do iBEU foi o da melhoria ao longo da primeira década do século XXI – período de 2001 a 2009 –, apesar de apresentar pequenas oscilações para baixo, nos anos de 2005 e 2008, de acordo com dados da PNAD utilizados para elaboração desse índice. Não obstante esse resultado, os indicadores que compõem o iBEU possuem comportamentos diferentes, no mesmo período analisado, o que possibilita uma análise mais apurada do que tem se caracterizado como as principais problemáticas urbanas na contemporaneidade.

Para acessar o relatório Índice de Bem-Estar Urbano das Regiões Metropolitanas do Brasil (iBEU) , acesse este link abaixo:

http://observatoriodasmetropoles.net/index.php?option=com_content&view=article&id=1463&catid=45&Itemid=88%E2%8C%A9=pt

0 Comments:

Post a Comment

<< Home