Thursday, November 01, 2012

Debate sobre a habitação no Brasil



Observatório na Rádio CBN: debate sobre a habitação no Brasil



O déficit habitacional brasileiro é estimado em cerca de 5,5 milhões de unidades, sendo em torno de 1,5 milhões nas regiões metropolitanas. Desses totais, 90% correspondem a famílias em situação de pobreza, com renda familiar na faixa de 0 a 3 salários mínimos. O desafio da questão habitacional no Brasil foi um dos temas abordados pelo professor Adauto Lúcio Cardoso em entrevista à Rádio CBN no último domingo (27/10) – segundo turno das eleições municipais. Essa participação representa mais uma ação do INCT Observatório das Metrópoles com o propósito de difundir os temas metropolitanos aos diversos setores da sociedade brasileira.
Na entrevista para o jornalista Milton Jung, da Rádio CBN, o professor Adauto Lúcio Cardoso mostrou que o déficit habitacional é apenas uma parte dos problemas na área da moradia, porque o estoque de domicílios existente apresenta graves situações de precariedade. As estimativas do IBGE para os domicílios em áreas de favelas montam a um total de 3,2 milhões. Esse fenômeno, mais do que o déficit, tem uma concentração fortíssima nas metrópoles, com as regiões do Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte, sozinhas, agregando cerca de 1,2 milhões de domicílios, respondendo por 37,5% do total. A Região Metropolitana de Belém, que tem a maior concentração relativa de favelas no Brasil, tem mais da metade do seu parque domiciliar (cerca de 54,4%) em situação de precariedade habitacional. E esses números ainda não levam em conta os loteamentos irregulares e clandestinos das periferias, a irregularidade fundiária, o problema do saneamento e dos transportes.
Cardoso também defendeu que o problema habitacional não se resolve apenas com o financiamento e com os subsídios, embora estes sejam elementos fundamentais. É necessário tratar adequadamente o problema do acesso à terra e do controle sobre os processos de valorização fundiária. Além do mais, a Constituição estabeleceu claramente a competência municipal, ao estabelecer o princípio da função social da propriedade e colocá-lo sob a tutela dos Municípios. O Estatuto da Cidade, promulgado em 2001, reitera e detalha os princípios constitucionais, criando instrumentos que permitem aos governos locais atuar de forma muito mais eficaz na questão habitacional. No entanto, poucas administrações têm efetivamente atuado nesse campo, o que tem se refletido no aumento desenfreado do preço da terra nas áreas metropolitanas, inviabilizando ou dificultando a provisão de unidades para as camadas de baixa renda no âmbito do programa Minha Casa Minha Vida.

2 Comments:

Blogger Mirna said...

O governo deve intervir e tratar o assunto em profundidade. O governo deve encontrar uma maneira de resolver o problema e de integrar toda a população para que não haja tanta pobreza. Estou à procura de imoveis leme e percebo que eles são muito caros, e são destinadas à classe média alta. Espero encontrar uma casa adequada para o meu orçamento.

11:20 AM  
Blogger Unknown said...

Todos os agradecimentos à empresa de empréstimos Elegant por me ajudar a garantir US $ 1.000.000,00 para estabelecer meu negócio de supermercado de gêneros alimentícios em diferentes lugares. Eu tenho procurado por uma ajuda financeira nos últimos quatro anos. Mas agora, estou completamente estressado, livre de toda a ajuda do agente de empréstimos, Sr. Russ Harry. Portanto, aconselharei qualquer pessoa que buscar fundos para melhorar seus negócios a entrar em contato com essa grande empresa em busca de ajuda, e ela é real e testada. Você pode contatá-los através do e-mail --Elegantloanfirm@Hotmail.com- ou Whats-app +393511617486.

7:28 PM  

Post a Comment

<< Home