Ministro defende destinação de prédios públicos vazios a famílias de baixa renda
Ministro defende destinação de prédios públicos vazios a famílias de baixa renda
Fonte: Agência Brasil
Morillo Carvalho
Repórter da Agência Brasil
Brasília - O ministro das Cidades, Márcio Fortes, disse hoje (2), em entrevista à Agência Brasil, que centros históricos devem ser revitalizados para evitar que se tornem áreas vazias, principalmente no período noturno. Fortes defendeu ainda que prédios públicos não ocupados tornem-se áreas de interesse social.
“Revitalizar significa evitar o vazio que nós encontramos no centro das cidades, nos fins de semana, à noite. São áreas comerciais durante o dia e à noite são vazias, quando há muitos prédios públicos que podem ser transformados, se não utilizados, em áreas de interesse social”, disse.
Ontem (1º), o Ministério das Cidades lançou um guia para prefeitos saberem como utilizar recursos de programas da pasta, para revitalização de centros históricos. Uma das propostas é restaurar prédios históricos e destinar às famílias de baixa renda os edifícios públicos que não são utilizados.
De acordo com o ministro, um problema da região central dos municípios brasileiros é que a área fica vazia fora do horário comercial, tornando-a vulnerável à marginalidade.
O guia foi distribuído às prefeituras e às instituições que trabalham em parceria com o ministério na área de arquitetura e urbanismo. No manual, também há instruções aos prefeitos sobre como conseguir recursos a serem aplicados em infra-estrutura, já que a recuperação dos centros históricos pode resultar em estímulo ao turismo.
“Não é só construção, é infra-estrutura nessas áreas, já que pode se desenvolver o aspecto do turismo e o turista precisa ter água tratada, esgoto canalizado e não a céu aberto”, explicou Fortes.
0 Comments:
Post a Comment
<< Home