Monday, May 17, 2010

Favelas em debate no Rio

Fonte: Jornal O Globo - 17/05/10

As favelas em debate
Dois eventos vão discutir a inclusão social dessas áreas

Renata Leite

Ao longo desta semana, dois eventos vão discutir a necessidade de se instituir políticas públicas que insiram moradores de favelas na sociedade.

O XXII Fórum Nacional começa hoje, no BNDES, e se estende até quinta-feira, abrindo espaço para lideranças de nove comunidades apresentarem projetos de integração social.

Em paralelo, o Laboratório de Etnografia Metropolitana (LeMetro), da UFRJ, promove o evento Aspectos Humanos da Favela Carioca: ontem e hoje. O seminário, que acontece de quarta a sexta-feira, é uma homenagem ao primeiro estudo sobre favelas, publicado, em 1960, pelo jornal "O Estado de São Paulo".

Para o ex-ministro do Planejamento João Paulo dos Reis Velloso, presidente do fórum, esta edição se diferencia das demais por abordar temas especiais, como a visão das próprias comunidades sobre sua problemática. Já o seminário traçará um panorama das abordagens sobre favelas nos últimos 50 anos, sem deixar de fora a atual ocupação dessas áreas pelas Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs). Paulo Storani, secretário de Segurança de São Gonçalo, participará de uma das mesas. Ele ressalta a importância de um plano estratégico estruturado para a sustentabilidade das UPPs: - Embora a UPP seja entendida como política pública de segurança, a ação carece de alguns elementos. Ela está limitada a uma ação de polícia, em vez de ser parte de um projeto maior. A ausência de um plano mais elaborado abre margem para que as UPPs acabem apenas como instrumento de política eleitoral.

O pesquisador Luiz Antonio Machado da Silva, que estuda as favelas desde a década de 60, é mais crítico em relação às UPPs: - É possível que elas funcionem. Porém, a ideia de que um lugar precisa ser pacificado acaba reforçando a tendência histórica de separação entre favela e asfalto.

Para o organizador do evento, Marco Antonio da Silva Mello, doutor em antropologia e professor do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS), a favela se impôs ao longo dos anos como parte economicamente integrada à cidade, mesmo que de forma parcial.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home