Sunday, November 26, 2006

Praçarelas-Maracanã-Quinta

'Praçarelas' ligarão bairros da Zona Norte
O Globo, Ana Wambier, 06/Jun


A idéia da prefeitura de revitalizar a divisa entre os bairros de São Cristóvão, Vila Isabel e Maracanã começa a ganhar corpo com os projetos das "praçarelas" - passarelas para pedestres em forma de praça. A prefeitura pretende construir, até 2008, cinco delas sobre a linha férrea, ligando áreas hoje separadas.

Segundo Luiz Paulo Leal, gerente de projetos urbanos do Instituto Pereira Passos (IPP), a idéia é integrar os bairros e recuperar áreas ermas:

- Os espaços terão quiosques, lojas e equipamentos esportivos como pistas de skate. Algumas áreas, se não tiverem algo atraente, nunca serão usadas pelas pessoas.

As praçarelas funcionarão como jardins suspensos. Três delas ficarão bem próximas do Maracanã, a quarta ficará em frente à estação de trem da Mangueira e a última, em frente ao antigo prédio do IBGE.

Uma das praçarelas próximas ao Maracanã ultrapassará a linha férrea e passará por cima da Avenida Radial Oeste, como se fosse um viaduto para pedestres. As demais aproveitarão as passarelas estreitas já existentes sobre a Radial Oeste.

A maior praçarela, que se alongará por cima da Radial Oeste, terá 150 metros de comprimento por 50 de largura, ligando o complexo do Maracanã à Quinta da Boa Vista. Ela será projetada com a ajuda de estudantes de arquitetura e engenharia que vencerem o concurso "Ousadia 2006", lançado pelo Instituto Brasileiro de Concreto e cujas inscrições vão até 1 de setembro. Os interessados podem se inscrever através do site www.ibracon.org.br/ousadia ou se informar pelo telefone (11) 3735-0202.

Segundo Luiz Paulo, até o fim do ano os projetos das cinco praçarelas deverá estar na fase de detalhamento.

- Ainda não temos os projetos prontos. Ainda estamos trabalhando com uma idéia do que vai ser. No fim do ano já deveremos ter os projetos em fase de finalização - disse.

Outras ocupações sobre o espaço aéreo da linha férrea estão sendo pensadas pelo IPP. Há até a idéia de se construir um supermercado e um shopping no local.

As praçarelas fazem parte do Plano de Reabilitação Integrada de São Cristóvão, que visa à recuperação sócio-econômica, urbanística e ambiental da região. O bairro deve passar ainda por outras intervenções. Prédios abandonados como o do IBGE poderão servir de ambiente para projetos habitacionais. Outros exemplos são as construções onde um dia funcionaram a gráfica do INSS, o lanifício Alto da Boa Vista e a indústria Red Indian.

Existe ainda a possibilidade de a área atualmente destinada os quartéis do Exército ser liberada para novas construções. A prefeitura também pretende ligar as ruas São Luiz Gonzaga e Visconde de Niterói, abrindo uma nova via com passagem para carros. A nova rua passaria pela área onde hoje é praticado o treino de tiros do Exército. Segundo Luiz Paulo, esta intervenção seria vital para a interligação de São Cristóvão com os bairros de Vila Isabel e Maracanã.

- Atualmente, se uma pessoa quer ir a pé das imediações da Rua São Luiz Gonzaga até o Maracanã precisa fazer uma volta gigantesca, contornando todo o Zoológico e o Alto da Boa Vista. Essa nova rua interligaria as duas regiões.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home