Saturday, November 15, 2008

Seminário do BID na Colômbia discute urbanização

Seminário do BID na Colômbia discute urbanização
por Alvaro Rocha Venino - Última modificação 29/10/2008 17:55
24/10/2008
O Ministério das Cidades participa do seminário "Instrumentos de Gestão de Solo na Colômbia", realizado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), de segunda-feira (27) a quinta-feira (30), em Bogotá, na Colômbia. Equipe do Ministério vai compartilhar as experiências da Colômbia no tema da gestão do uso do solo urbano, urbanização de assentamentos precários, financiamento e subsídios habitacionais.

A Colômbia se destaca na América Latina pelo domínio da questão fundiária e por haver desenvolvido exitosas políticas públicas de gestão do solo urbano e de intervenção em favelas. O país também desenvolveu importante experiência em modelagem de financiamentos e subsídios habitacionais. "Os temas e a experiência dos programas colombianos são de fundamental importância para o desenvolvimento do Plano Nacional de Habitação, em fase de finalização", observa a secretária nacional substituta de Habitação do MCidades, Júnia Santa Rosa.

O seminário também contribuirá para o aprimoramento dos programas habitacionais e fundiários do MCidades, especialmente neste momento de implementação do PAC e de discussão do PL 3.057, que trata da revisão do principal marco regulatório da questão fundiária brasileira, explicou Júnia que faz parte da equipe na Colômbia.

Compõem ainda a equipe brasileira, Maria do Carmo Avezani, gerente de projeto da secretaria Nacional de Habitação do MCidades; o gerente de Programa de Regularização Fundiária da secretaria Nacional de Programas Urbanos do MCidades, Antônio Menezes Jr; o vice-presidente da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança - ABECIP, Nylton Velloso; o superintendente técnico da ABECIP, José Pereira Gonçalves e o assessor da vice-presidência de Governo da Caixa, Teotônio Rezende.

Estão previstas na agenda de trabalho viagens às cidades de Medellin e Pereira, para visitas às experiências de urbanização de assentamentos precários realizadas por aquele país em parceria com o BID.

Fonte:Assessoria de Comunicação
Ministério das Cidades

0 Comments:

Post a Comment

<< Home