Friday, December 19, 2008

Seminário internacional discute modelo brasileiro para locação social


Conjunto Habitacional em Paris
Foto : Silvia Barboza

Seminário internacional discute modelo brasileiro para locação social
Fonte: Agência Brasil
Kátia Buzar
Repórter da Agência Brasil
9 de Dezembro de 2008


Brasília - Dados do Censo Demográfico de 2000, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostram que existem cerca de 4,5 milhões de domicílios vagos em contrapartida ao déficit habitacional de 6,5 milhões de moradias no país (Pnad 2006). Entre os brasileiros diretamente afetados pelo défict habitacional, cerca de 97% não têm acesso a crédito, são pessoas de baixa renda.

Com o propósito de minimizar esse contraste e criar políticas habitacionais mais justas, foi aberto ontem (8) à noite, em Brasília, o Seminário Internacional de Locação Social. O encontro vai até quinta-feira (11).

De acordo com a secretária nacional de Habitação do Ministério das Cidades, Inês Magalhães, o encontro será um instrumento para ajudar a encontrar meios de garantir o acesso à moradia, já que 18 milhões dos imóveis ocupados pela população de baixa renda no Brasil são irregulares.

“Pretendemos sair daqui com um grupo de trabalho para construir o que estamos chamando de modelo brasileiro de locação social”, informou a secretária.

A locação social é um modelo pelo qual governo e iniciativa privada se associam para garantir às famílias aluguéis a um custo baixo. A alternativa vem sendo empregada com sucesso no Uruguai e em vários países da Europa, como a Itália.

O representante do governo italiano no seminário, Paolo Morelli, disse que a idéia é colocar à disposição do governo brasileiro o conhecimento de locação social aplicado em cidades como Milão, Turim, Gênova, para ajudar na construção de um modelo adaptado à realidade nacional.

“Não é uma tranferência de recursos, o Brasil não precisa disso. Vamos transmitir nossa experiência”, afirmou Morelli.


Na opinião do representante dos movimentos populares Luís Gonzaga da Silva, para a locação social dar certo toda a sociedade tem que estar engajada no projeto.

“Se os proprietários mantêm imóveis fechados pensando na especulação imobiliária,vão ficar no prejuízo. Ou eles vêm para esse debate conosco, ou eles vão ficar no prejuízo, os imóveis vão continuar fechados”.

Endereço Eletrônico:
http://www.agenciabrasil.gov.br/noticias/2008/12/09/materia.2008-12-09.3128506132/view

0 Comments:

Post a Comment

<< Home