Thursday, November 19, 2009

Prêmio Arquiteto do Ano 2009

Federação Nacional de Arquitetos entrega
Prêmio Arquiteto do ano 2009
Fonte:Informativo SASP - nº 66

Cerimônia no MAC Ibirapuera celebrou a arquitetura com homenagens a Alfredo Paesani, Ruy Ohtake e Nabil Bonduki, entre outros

A Federação Nacional de Arquitetos (FNA) promoveu no dia 12 de novembro a cerimônia de entrega do “Prêmio Arquiteto do Ano 2009”. A solenidade no Auditório do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo – MAC integrou a programação do 33º ENSA – Encontro Nacional de Sindicatos de Arquitetos e Urbanistas do Brasil, que este ano aconteceu em São Paulo, de 11 a 14 de novembro.

A cerimônia contou com a participação de representantes de entidades representativas de arquitetos e urbanistas e de autoridades. A mesa foi composta por Ângelo Arruda, presidente da FNA; arquiteto Daniel Amor, presidente do Sindicato dos Arquitetos no Estado de São Paulo (SASP); arquiteto Miguel Pereira, do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB); arquiteto João Carlos Correia, da Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo (ABEA); Francisco Antonio Feijó, presidente da Confederação Nacional das Profissões Liberais (CNPL); arquiteto e deputado federal Zezéu Ribeiro (PT/BA); vereador Ítalo Cardoso (PT/SP); Marcelo de Souza Cândido, Prefeito de Suzano; e o deputado estadual Marcos Martins (PT/SP).

O presidente da FNA destacou na abertura da cerimônia, os 30 anos da Federação e os avanços da arquitetura brasileira. ”Hoje, somos 87 mil arquitetos o que torna o Brasil o 3º país do mundo em números de profissionais de arquitetura”, afirmou Ângelo Arruda. Também destacou o fato inédito de o ENSA ter acontecido durante a 8ª Bienal Internacional de Arquitetura numa referência à união das entidades de São Paulo.

Em sua 4ª edição, a premiação foi conferida aos arquitetos Alfredo Paesani, Homenagem Especial; Ruy Ohtake, categoria Privado e Nabil Bonduki, categoria Público. A FNA também concedeu dois prêmios especiais: ao arquiteto Abílio Guerra, editor do Portal Vitruvius; e ao arquiteto Luiz Carlos Busato, deputado federal pelo PTB/RS e relator do Projeto de Lei pela criação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU).

Devido a problemas de saúde, Paesani não pode comparecer à cerimônia para receber o prêmio que conquistou em reconhecimento à sua trajetória profissional e político sindical em prol dos arquitetos brasileiros. Ex-professor da Universidade Mackenzie, onde se formou em 1954, Paesani foi vice-presidente do Instituo de Arquitetos do Brasil de São Paulo (IAB-SP) e um dos fundadores e primeiro presidente do Sindicato dos Arquitetos do Estado de São Paulo (SASP) e da Federação Nacional dos Arquitetos (FNA).

Homenageado por sua produção arquitetônica nacional e internacional, além do trabalho em prol da população, a partir do projeto Heliópolis, o arquiteto Ruy Ohtake ficou comovido com o prêmio. “Estou honrado com essa homenagem que reflete o trabalho que venho desenvolvendo. Para mim, a estética é importante e tem que estar presente qualquer que seja o custo da obra. Procuro provocar alguma emoção, surpresa com meus projetos, seja em Heliópolis, no Hotel Unique ou no projeto de recuperação do Rio Tietê. É onde eu quero atuar com firmeza com projetos que causem surpresa e promovam a cidadania”, destacou Ohtake.

Com uma vasta experiência em projetos públicos voltados para a moradia popular, o arquiteto Nabil Bonduki também se sentiu honrado em receber o prêmio. ”O sindicato é a minha casa. É onde comecei a trabalhar, ainda como estudante, em cooperativas na periferia de São Paulo”. Para Nabil, o futuro da arquitetura está em construir para a maioria e, neste sentido, os arquitetos precisam mudar. “Precisamos nos concentrar nessa nova fase de investimentos para habitação social para que o desafio da quantidade seja o desafio da qualidade”, afirmou ao defender o direito da população a uma moradia de qualidade.

O Prêmio Arquiteto do Ano é conferido anualmente aos profissionais de arquitetura e urbanismo que se destacaram em atividades vinculadas à arquitetura e ao urbanismo nos setores público e privado. As indicações são feitas pelos Sindicatos de Arquitetos e Urbanistas, por entidades brasileiras que tenham como sócios também arquitetos e urbanistas e por organizações de estudantes de arquitetura e urbanismo. O júri é constituído pelo atual presidente da Federação Nacional de Arquitetos, arquiteto Ângelo Arruda, pelos ex-presidentes e integrantes da diretoria da Federação.

Os premiados receberam um troféu criado pelo escultor ítalo-brasileiro Mário Palermo especialmente para a edição 2009, simbolizando a premiação, e um diploma.

Homenagens

Na ocasião também foi feita uma homenagem a três entidades de profissionais de arquitetura do Estado de São Paulo pelo trabalho desenvolvido em prol da valorização e união da categoria: Sindicato dos Arquitetos no Estado de São Paulo, Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento de São Paulo e Federação das Associações de Engenharia e Arquitetura do Estado de São Paulo, através dos presidentes das entidades, respectivamente, arquiteto Daniel Amor, arquiteta Rosana Ferrari e o engenheiro Hélio Secco. O arquiteto Joaquim Guedes (in memoriam), ex-presidente do IAB-SP, também recebeu uma homenagem pelo trabalho que realizou na entidade.

O apoio que o SASP recebeu para a implantação no Estado de São Paulo da Lei de Assistência Técnica também foi reconhecido durante a cerimônia do dia 12. A lei garante a orientação gratuita de arquitetos e engenheiros em projetos de habitação social para a população de baixa renda a partir de recursos da União. As autoridades homenageadas foram os deputados estaduais Marcos Martins; Fausto Figueira e João Caramez; vereador Ítalo Cardoso (São Paulo); vereador André Luiz da Silva (Ribeirão Preto); vereadora Cassandra Maroni Nunes (Santos); vereador Marco Antonio Alves Jorge – Kim (Americana); Prefeito Marcelo de Souza Cândido (Suzano); Secretário de Política Urbana Miguel Reis Afonso (Suzano); Prefeito Emídio de Souza (Osasco); Secretário de Habitação e Desenvolvimento Urbano Sérgio Gonçalves (Osasco); Prefeito Mauro Orlandini (Bertioga); Secretário de Planejamento Gustavo Ramos Melo (Bertioga); Prefeito Tércio Garcia (São Vicente) e o Secretario de Habitação Alfredo Martins (São Vicente).

1 Comments:

Blogger xyz said...

This comment has been removed by a blog administrator.

6:28 PM  

Post a Comment

<< Home