Monday, July 05, 2010

Balões do Sonho em Heliópolis..que legal!




Muito interessante. parabéns para a equipe!!!!!

BALÕES DOS SONHOS


realização: Projeto Arte no Heliópolis
http://paisagemheliopolis.wordpress.com
http://espiral.org.br
http://www.unas.org.br/

A disciplina foi concebida em um processo de organização colaborativo, envolvendo alunos, moradores do Heliópolis e artistas independentes. Construiu-se um percurso participativo de vivência e pensamento, em busca de uma relação aberta entre Universidade, Cidade e Cidadãos, transformadora de parte a parte. Após uma série de oficinas iniciais, realizadas na USP e no Heliópolis, decidiu-se que o projeto final seria realizado em parceria com os CCCAs - Centros para Crianças e Adolescentes, mantidos pela UNAS (União de Núcleos, Associações e Sociedades dos Moradores de Heliópolis e São João Clímaco). Os trabalhos envolvem atualmente cerca de 560 pessoas, sendo 65 entre alunos da FAU, artistas, moradores e educadores, e cerca de 500 crianças e jovens dos CCCAs.

Esta etapa prevê a criação de um processo artístico coletivo e auto-gestionado. A equipe realizou oficinas colaborativas entre alunos da USP e educadores e alunos dos CCCAs. No CCCA-PAM as crianças e jovens desenharam e escreveram seus sonhos, com o desejo de entrelaçá-los em uma corrente solidária e colorida como a alegria e a esperança, a fim de convidar outros moradores da cidade a conhecê-los.

Não serão os sonhos delas também os nossos? Não estará no futuro próximo dessas crianças a realização dos sonhos que hoje ainda nos parecem distantes? Quais os princípios e valores que gostaríamos de somar aos das crianças, e contribuir para sua realização?

Na sexta-feira, dia 13 de novembro, as crianças saem do CCCA-PAM às 14:30 rumo ao Pátio do Heliópolis, levando suas mensagens pelas ruas do bairro em um percurso-celebração, do qual ficam todos convidados a participar. Outros projetos estão em desenvolvimento nos demais CCCAs e podem ser acompanhados pelo blog da disciplina (http://paisagemheliopolis.wordpress.com).
Local Heliópolis


0 Comments:

Post a Comment

<< Home