Salvador quer ¨ importar¨modernização urbana de Lisboa
Salvador quer "importar" modernização urbana de Lisboa
Fonte: http://www.agencialusa.com.br - 14/12/2007
Salvador (Brasil), 14 dez - Lisboa poderá tornar-se um modelo de modernização urbana para a cidade que foi a primeira capital da colônia portuguesa no Brasil, disse à Lusa fonte da cidade de Salvador.
Interessados nas experiências e projetos com os quais os lisboetas estão a transformar a sua cidade, os baianos querem aproveitar as comemorações em 2008 dos 200 anos da viagem da família real portuguesa para o Brasil e realizar encontros e seminários com técnicos e gestores públicos portugueses para aplicar em Salvador as soluções que permitem Lisboa a se modernizar e, ao mesmo tempo, manter o seu patrimônio histórico.
O primeiro seminário está previsto para acontecer em julho, na Bahia.
"É inegável que Lisboa deu um salto na gestão urbana, modernizando-se, mas estrategicamente preservando o patrimônio do seu passado como referência para o futuro", explica o secretário municipal de Relações Internacionais de Salvador, Leonel Leal Neto, que integra o comitê responsável na Bahia pela programação dos 200 anos da viagem da família real.
Quando foi fundada por Tomé de Souza, em 1549, Salvador era uma cópia urbanística em miniatura da então capital do império. Hoje, com 2,8 milhões de habitantes, é a terceira maior cidade brasileira, enfrentando um acelerado processo de crescimento e modernização que, para muitos, coloca em risco o seu patrimônio arquitetônico histórico, que é um dos mais importantes de toda a América Latina.
A programação dos seminários está a ser elaborada pela secretaria de Relações Internacionais de Salvador, com a colaboração de instituições portuguesas. Além de gestores públicos serão convidados a participar técnicos, dirigentes de instituições particulares e professores universitários de áreas diretamente relacionadas com o desenvolvimento urbano.
"Queremos primeiro conhecer e discutir as soluções encontradas pelos portugueses para o processo urbano de Lisboa e depois avaliar quais delas e em que medida poderão ser aplicadas na nossa capital", argumenta Leonel Neto.
Da mesma forma que os baianos estão interessados nas experiências urbanísticas de Lisboa, o secretário de Relações Internacionais de Salvador acredita que os lisboetas têm interesse nas experiências bem sucedidas em Salvador em áreas como gestão ambiental e na realização de grandes eventos artísticos e culturais.
Leonel Leal Neto esteve recentemente em Portugal e num encontro com o presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, discutiu a realização de intercâmbio entre técnicos e gestores públicos das duas cidades para a troca mútua de experiências.
"Da mesma forma como as experiências dos portugueses podem contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos baianos, a nossa aprendizagem pode ser útil na solução de desafios que a capital portuguesa enfrenta", analisa Leal.
0 Comments:
Post a Comment
<< Home