Tuesday, December 23, 2008

Prêmio Urbanidade 2008 - IAB-RJ

Prêmio Urbanidade 2008 - IAB-RJ
23/12/2008 - 01:12
Fonte: IAB/RJ

Prêmio Urbanidade IAB-RJ 2008.

O Prêmio Urbanidade, foi criado em 2000 e já contemplou inúmeras realizações que resgatam, por seu caráter exemplar, o melhor do espírito carioca.

Este ano a Comissão Julgadora selecionou 6 (seis) iniciativas merecedoras desse reconhecimento.

“Arte contra a Sujeira”

A iniciativa de um artista de recuperar os muros, o mobiliário e os equipamentos públicos da Cidade, onde predominavam a pixação, por arte - expressa pelos mesmos traços e recursos do grafitti urbano. Recebeu imediato reconhecimento público, especialmente de lojistas -cujas fachadas de imóveis de rua se encontravam extremamente deterioradas por pichações e vandalismo.

Transformando a sujeira e o aspecto repugnante das pichações em vibrantes painéis decorativos urbanos, o artista tem conseguido reverter uma prática danosa em ação exemplar que funciona acima de tudo pelo efeito didático e desmotivador da destruição da paisagem urbana.

O projeto e de responsabilidade do Artista Plástico Edson Landim.

“Moradia digna em Áreas Centrais”

Um projeto movido por sentimentos de solidariedade, idealismo e entusiasmo. De iniciativa de um grupo de técnicos de formação profissional multidisciplinar, unidos numa instituição denominada ReHab Centro, este é um projeto pioneiro, na busca de soluções de melhoria das condições de vida e de moradia dos habitantes das áreas centrais, que tem promovido o desenvolvimento social, econômico, cultural, emocional e de cidadania.

O trabalho de assistência técnica que vem sendo prestado pelo ReHab Centro tem um caráter voluntário e inovador tendo encontrado respaldo em propostas de políticas públicas, como o projeto de Assistência Técnica à Moradia Econômica.

“Mosaico do Lugar”

A iniciativa que se intitula “Mosaico do Lugar”, valoriza, acima de tudo, o convívio urbano quando congregando pessoas não concretizando obras, unindo os moradores do Lugar com voluntários de outras partes da cidade, em torno de um trabalho cooperativo e criativo que consegue envolver e aproximar diversas gerações.

A iniciativa, impregnada de valores simbólicos para marcar, perenemente, um lugar da Cidade, oferece ao espaço urbano, um resultado de surpreendente beleza, fruto de um trabalho especial de destacada criação artística.

O projeto é de responsabilidade da Arista Plástica – Leila Maria Barbosa.

“Programa – Cidades e Soluções”

A Homenagem do Instituto de Arquitetos do Brasil pela concessão do Prêmio Urbanidade ao “Programa – Cidades e Soluções” da GLOBO NEWS se deve à grande contribuição deste para o incentivoao princípio de sustentabilidade das cidades.

Para exemplificar o a efetiva repercussão do Programa assinale-se que ele foi o responsável direto pelo plantio de quase 1000 árvores em projetos de compensação de carbono, permitindo que a um só tempo, seqüestre-se carbono da atmosfera, recomponham-se, com vegetação, áreas marginais de rios e reconstituam-se fauna e flora de regiões castigadas pelo desmatamento irracional e criminoso. O Programa Cidades e Soluções.

A direção do programa e do jornalista André Trigueiro.

“Feira Rio-Antigo”

Por provocar a reforma e reurbanização da Rua do Lavradio, pela Prefeitura do Rio de Janeiro e o surgimento dos primeiros bares com musica brasileira ao vivo na região. Estes bares, restaurantes e espaços culturais se multiplicaram, transformando esta região num dos principais exemplos de revitalização de áreas degradas da cidade.

Projeto de responsabilidade da Associação Pólo Novo Rio Antigo.

“Música no Museu”

Por Valorizar os espaços urbanos onde se apresenta, e apoiando os esforços de educadores e artistas junto à população, levando aos museus novas platéias de jovens de todas as idades e formando novos paradigmas;

Levar a arte brasileira ao exterior apoiando as iniciativas de governo;

Oferecer oportunidade aos artistas jovens e consagrados de apresentação do seu trabalho à população.

O projeto é iniciativa do musico Sérgio Costa e Silva.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home