Monday, January 22, 2007

Vamos continuar a montar um glossário ..

F



Fissura- Fenda ou fratura numa rocha, na qual as paredes se mostram distintamente separadas. A fratura mais ou menos plana, extensa e sem deslocamento é designada diáclase ou junt. Quando uma das paredes está deslocada em relação à outra, tem-se uma falha. O espaço entre as paredes de uma fissura preenchido com matéria mineral constitui um veio.
Fito.Prefixo que significa planta.

Floresta atlântica- Ecossistema de floresta de encosta da Serra do Mar brasileira, considerado o mais rico do mundo em biodiversidade (ARRUDA et allii, 2001).


Fragilidade ambiental- O conceito diz à respeito à susceptibilidade do meio ambiente a qualquer tipo de dano, inclusive à poluição. Daí a definição de ecossistema ou áreas frágeis.

Fralda- Ou sopé - Denominação usada nas descrições das paisagens acidentadas referindo-se, apenas, à parte da base das montanhas ou das colinas, ou mesmo das serras (GUERRA, 1978).

Fundo Nacional do Meio Ambiente (FNMA)- Criado pela Lei n.° 7.797, de 10 de julho de 1989, destina-se a apoiar projetos em diferentes modalidades, que visem ao uso racional e sustentável de recursos naturais, de acordo com as prioridades da política nacional do meio ambiente, incluindo a manutenção e a recuperação da qualidade ambiental .

G

GRAUS DE PROTEÇÃO ( Patrimônio):


GP1 e GP2 – de ação direta , integral ou parcial, sobre o imóvel inventariado
GP3 e GP4 – proteção de referência – onde o importante é a relação que o imóvel mantém com a área de preservação relacionada:

GP1 – PROTEÇÃO DIRETA - monumentos que devem ser conservados integralmente;

GP2 – PROTEÇÃO DIRETA - monumentos que apresentem sucessivas modificações e que por este motivo, devem ser conservados parcialmente , apenas as partes que justificam a proteção;

GP3 – PROTEÇÃO DE REFERÊNCIA - edificações que podem eventualmente sofrer modificações, demolições, podendo ser substituídos por novas construções que não contrastem com o ambiente;

GP4 – PROTEÇÃO DE REFERÊNCIAS - edifícios que podem ser demolidos, sem reconstrução, somente reconhecidos como complemento da malha urbana

Glossário Geologia

http://www.abge.com.br/html/modules.php?name=FAQ&myfaq=yes&id_cat=3&categories=A


Gestão ambiental- (1) Condução, direção e controle, pelo governo, do uso e da conservação dos recursos naturais, através de determinados instrumentos, que incluem medidas econômicas, regulamentos, investimentos públicos e financiamentos, requisitos interinstitucionais e jurídicos. (2) A tarefa de administrar o uso produtivo de um recurso renovável sem reduzir a produtividade e a qualidade ambiental, normalmente em conjunto com o desenvolvimento de uma atividade (HURTUBIA, 1980). (3) É um processo de mediação entre interesses de atores sociais voltado ao uso ou preservação de um recurso (ARRUDA et allii, 2001). (4) Condução, direção, proteção da biodiversidade, controle do uso de recursos naturais, através de determinados instrumentos, que incluem regulamentos e normatização, investimentos públicos e financiamentos, requisitos interinstitucionais e jurídicos. Este conceito tem evoluído para uma perspectiva de gestão compartilhada pelos diferentes agentes envolvidos e articulados em seus diferentes papéis, a partir da perspectiva de que a responsabilidade pela conservação ambiental é de toda a sociedade e não apenas do governo, e baseada na busca de uma postura pró-ativa de todos os atores envolvidos (ARRUDA et allii, 2001). (5) Forma de administrar a apropriação e uso dos recursos ambientais; adequando as atividades produtivas à capacidade de reposição desses recursos, de modo a assegurar sua pererenidade; instrumento indispensável para o planejamento. (6) Admonistração, pelo governo, da proteção e do uso dos recursos ambientais, por meio de ações ou medidas econômicas, investimentos e providências institucionais e jurídicas, com a finalidade de manter ou recuperar a qualidade do meio ambiente, asegurar a produtividade dos recursos e o desenvolvimento social. Este conceito tem se ampliado, nos últimos anos, para incluir, além da gestão pública do meio ambiente, os progrmas de ação desenvolvidos por empresas para administrar com responsabilidade suas atividades de modo a proteger o meio ambiente (FEEMA, 1997).

0 Comments:

Post a Comment

<< Home