Wednesday, September 17, 2008

Avenida Presidente Vargas: um projeto em construção?

QUARTAS URBANAS
Fonte: Instituto de Arquitetos do Brasil (Rio de Janeiro)

O evento Quartas Urbanas coordenado pela Comissão de Habitação do IAB-RJ, ocorrido em 20 de agosto, promoveu um importante debate em torno do tema proposto: ¨Avenida Presidente Vargas: um projeto em construção?¨. Os diversos aspectos da questão apresentados pelos arquitetos e urbanistas Paulo Fonseca, Roberto Anderson e Andréa Borde, para um auditório lotado, contribuíram para promover um instigante debate sobre o processo de formação das área urbana central do Rio de Janeiro, no qual os vazios urbanos e as propostas para Requalificação Urbana das áreas centrais se confirmaram com temas de grande interesse.


Paulo Fonseca abriu o evento apresentando o processo histórico de formação da Avenida Presidente Vargas no contexto dos projetos realizados na área urbana central carioca. Uma exposição ricamente ilustrada fotos da vida urbana na antiga Praça Onze e do processo de demolição dos antigos quarteirões que evidenciaram a profunda remodelação da área.


Roberto Anderson, por sua vez, construiu um rico panorama do processo de transformação da área central nas ultimas décadas que incluiu desde os diversos fatores que contribuíram para o esvaziamento econômico da cidade nos anos de 1980, como o papel do poder público e da iniciativa privada nas ações para a requalificação urbana desenvolvidos a partir de então.


Andréa Borde, concluiu destacando a especificidade da Avenida Presidente Vargas no quadro de vazios urbanos da área central carioca. A partir da classificação de vazios urbanos, de um rico acervo de mapas, imagens e análises gráficas a professora relacionou projetos urbanos e a construção de um tecido urbano heterogêneo pontuado por vazios urbanos.


No debate promovido após as apresentações entre as muitas questões levantadas, destacamos aquelas voltadas para o uso habitacional na área central através das quais se constatou que nos bairros onde o uso residencial foi mantido, e mesmo intensificado, observa-se uma menor incidência de vazios urbanos. Questões que indicam a necessidade de discutirmos as áreas centrais de acordo com uma perspectiva que articule vazios urbanos, os projetos e programas urbanos e a habitação nas áreas centrais.


Comissão de Habitação do IAB/RJ


Silvia Carvalho Barboza - Coordenadora da Comissão de Habitação do IAB/RJ
Julio Bentes - Vice-coordenador da Comissão de Habitação do IAB/RJ


Saibe mais sobre este assunto em:
http://g1.globo.com/Noticias/0,,GF50938-5606,00.html

1 Comments:

Blogger xyz said...

This comment has been removed by a blog administrator.

7:17 AM  

Post a Comment

<< Home