Tuesday, August 26, 2008

Problemas de Moradia

Problemas de Moradia


"Indagado quanto aos problemas de moradia no país e sua relação com o município, o professor Nabil Bonduki, da FAU-USP (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo) responde:


O problema é o déficit habitacional acumulado. Moradias precárias, coabitação, um número enorme de pessoas que moram junto. Temos um crescimento demográfico violento nas últimas décadas, o que aumenta a demanda por moradia, e o que se produz é insuficiente.

É preciso enxergar também que há um crescimento demográfico nas classes de renda média e alta. Como essas pessoas tem maior poder de compra, elas conseguem se apropriar inclusive dashabitações produzidas para os setores mais pobres [como foi o caso dos condomínio do Banco Nacional de Habitação, o BNH]. Então há um deslocamento das necessidades.

Sabemos que 92% do déficit está abaixo de cinco salários mínimos. Mas acima dessa faixa existe uma demanda demográfica muito grande, por exemplo, em São Paulo. São pessoas com chance de compra, então sua presença desloca as famílias já alojadas no centro da cidade, que vão acabar enviadas para a periferia, muitas vezes para favelas. E é assim que as favelas crescem a partir do centro da cidade."

Fonte: Entrevista concedida para o trabalho
PERIFERIA É PERIFERIA EM QUALQUER LUGAR, de RAFAEL DE FREITAS SAMPAIO (ECA-USP).
Trabalho disponível na íntegra em http://www.nossasaopaulo.org.br/portal/files/PeriferiaEPeriferiaEmQualquerLugar.pdf

0 Comments:

Post a Comment

<< Home