Thursday, August 14, 2008

Enfim, uma Visão para o West Side

Enfim, uma Visão para o West Side

Durante anos, políticos, planejadores e líderes empresariais não conseguiram encontrar um plano factível para o desenvolvimento do Estaleiro do Hudson, no lado extremo-oeste de Manhattan é o maior pedaço de terra não utilizada da ilha.

Por serem duvidosos do ponto de vista econômico e desastrosos do ponto de vista ambiental, propostas para construção de estádios de futebol e de beisebol foram rejeitadas felizmente. Agora a Autoridade Metropolitana de Transporte aprovou preliminarmente um plano da Tishman Speyer, empresa de desenvolvimento imobiliário, para a construção de prédios de escritórios e de residências, bem como de espaços verdes, no que era agora essencialmente terreno baldio industrial.

Detalhes ainda precisam ser finalizados, inclusive garantias de acesso público a parques e ao rio. Haverá estudos sobre uso do solo e sobre o meio ambiente, e o Conselho Municipal terá de fazer um novo zoneamento de metade da área. Mas, havia um problema: a falta de habitações de baixo custo. Os construtores falam de dedicar aproximadamente 10% das unidades residenciais a moradias de baixo custo. Isso não será suficiente, e o Conselho deverá pedir mais, talvez 20%.

O terreno de 26 acres (pouco mais de 100 km2) defronte do Rio Hudson, predominantemente trilhos de trem pertencentes a estatal MTA (Agência Metropolitana de Transporte), precisará ser desenvolvido. Se feito corretamente, o projeto eventualmente produzirá receita fiscal para a cidade e acrescentará outra comunidade a Nova York. Gerará também uma receita para a MTA que precisa de recursos. Para poder fazer um leasing de 99 anos, a Tishman Speyer terá de pagar US$1 bilhão em dólares atuais, segundo a agência de transporte. Esta quantia supera todas expectativas.

A transformação não irá ocorrer da noite para o dia, especialmente durante desaceleração econômica. A medida que a proposta evolua, o Conselho Municipal terá um papel fundamental para garantir que o resultado final seja uma contribuição positiva a este importante bairro. Além de fazer pressão por mais residências de baixo custo, o Conselho deve lutar para preservar toda a Linha Elevada de trem, o trecho de 2,5 Km, que está sendo transformado em uma área verde de espaço público.

A MTA está feliz em conduzir uma verdadeira licitação. Isto foi um fato novo em relação aos anos quando se tinha a impressão que o estaleiro pudesse ser entregue através de um negócio escuso de conchavo. Teria sido necessário muito mais vigilância e transparência para se garantir que o novo Estaleiro do Hudson seja proveitoso para todos os nova-iorquinos.
Fonte:The New York Times, 28 de março de 2008

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