Wednesday, May 16, 2007

CONCURSO NACIONAL DE IDÉIAS - REFORMA URBANA

CONCURSO NACIONAL DE IDÉIAS - REFORMA URBANA

notícia enviada por Flávio Henrique Ghilardi- flavio.ghilardi@cidades.gov.br

Apresentação

Dos aproximadamente 6 bilhões de habitantes do planeta, existem 940 milhões que vivem em condições insalubres de moradia em centros urbanos. Destes, 128 milhões habitam a América Latina, o que representa aproximadamente 27% de toda a população da região.

No Brasil a realidade não é diferente, temos milhões de famílias que não tem acesso à moradia e, quando tem, moram em condições inadequadas. Os dados oficiais apontam mais de 7 milhões de famílias sem casa e mais de 10 milhões que moram de forma precária, em áreas sem infra-estrutura urbana e saneamento ambiental e 83 milhões não são atendidos com pelo menos um dos serviços públicos (abastecimento de água, esgotamento sanitário, coleta de lixo e energia elétrica). É a população empobrecida do país a penalizada, que sofre com a insuficiência e com a baixa qualidade dos serviços públicos, que adoece e que não tem atendimento pois faltam médicos, medicamentos, postos e hospitais públicos. E que não consegue trabalho e, quando consegue, é longe de casa, o salário é baixo, o transporte urbano é precário e caro.

Hoje, mais de 80% da população brasileira é urbana! (fontes: UNESCO, IBGE - Censo 2000).

Dentre os pontos fundamentais da plataforma de lutas do Fórum Nacional de Reforma Urbana no Brasil, são propostas:

A. O reconhecimento da Carta Mundial pelo Direito à Cidade, incorporando como direito a terra urbanizada, a moradia de qualidade, o saneamento ambiental, a mobilidade urbana, o acesso ao trabalho e ao lazer, para as presentes e futuras gerações.

B. A aprovação do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Popular, garantindo a vinculação de recursos para a viabilização do mesmo, e a promoção de políticas de moradia popular, reduzindo o déficit habitacional existente no país, com prioridade para as famílias com rendimentos de até três salários mínimos.

C. A implementação da política urbana de forma integrada nas regiões metropolitanas, priorizando o atendimento às famílias de baixa renda localizadas nas periferias das metrópoles brasileiras.

O projeto do Milênio das Nações Unidas firmado no ano 2000 por 192 países, implanta 8 objetivos de desenvolvimento divididos em diferentes metas. A meta 11 é “conseguir para 2020 a melhora das condições de vida para pelo menos 100 milhões de pessoas que vivem em condições insalubres na América Latina”.

Objetivo

Buscando estimular os futuros arquitetos brasileiros a propor a melhoria da qualidade de vida dos habitantes menos favorecidos das suas cidades, a FeNEA propôe um concurso para elaboração de idéias imaginativas e inovadoras levando em conta as reais necessidades de um entorno por eles escolhido. Os participantes desenvolverão idéias e soluções de qualidade, em arquitetura e urbanismo, inovadoras para o problema do déficit habitacional brasileiro, principalmente para a população com faixa de renda familiar de até três salários mínimos.

Participação

Poderão participar do concurso qualquer estudante de arquitetura e urbanismo do Brasil, de qualquer período desde que devidamente matriculado em sua escola.


Inscrições: De 01 de ABRIL até 15 de JUNHO de 2007

Premiação: os 3 melhores projetos serão premiados em dinheiro e menção honrosa aos projetos que q comissão achar necessário, consulte o edital!


Exposição, avaliação e premiação: acontecerá durante o XXXI ENEA FLORIANÓPOLIS, entre os dias 22 e 29 de julho de 2007.

Para maiores informações consulte o edital ou escreva para concursonacionaldeideias.fenea@gmail.com

Um projeto idealizado e promovido pela FeNEA – Federação Nacional dos Estudantes de Arquitetura e Urbanismo Patrocínio: FNA – Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas


Edital do concurso: http://www.fenea.org/downloads/edital_01_concurso_nacional_ideias_fenea_06_07.pdf


Inscrição: http://www.fenea.org/downloads/inscricao.doc

0 Comments:

Post a Comment

<< Home