Friday, February 09, 2007

Continuando na construção do Glossário M - N

Macrodrenagem - (Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos). Drenagem executada em rios com vazão acima de 10,00 m³/s.

Manancial- (1) Qualquer corpo d’água, superficial ou subterrâneo, utilizado para abastecimento humano, animal ou irrigação. Conceitua-se a fonte de abastecimento de água que pode ser, por exemplo, um rio, um lago, uma nascente ou poço, proveniente do lençol freático ou do lençol profundo (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental). (2) Qualquer extensão d’água, superficial ou subterrânea, utilizada para abastecimento humano, industrial, animal ou irrigação.

Manancial subterrâneo-Corpo de água que se encontra abaixo da superfície, podendo compreender lençóis freáticos e confinados, sendo sua captação feita através de poços e galerias de infiltração ou pelo aproveitamento de nascentes.


Manancial superficial- Corpo de água que se encontra totalmente sobre a superfície terrestre, compreendendo cursos de água, lagos e reservatórios artificiais.

Manejo- (1) É o ato de intervir ou não no meio natural com base em conhecimentos científicos e técnicos, com o propósito de promover e garantir a conservação da natureza. Medidas de proteção aos recursos, sem atos de interferência direta nestes, também fazem parte do manejo (ARRUDA et alii, 2001). (2) Aplicação de programas de utilização dos ecossistemas, naturais ou artificiais, baseada em princípios ecológicos, de modo que mantenha da melhor forma possível as comunidades vegetais e/ou animais como fontes úteis de produtos biológicos para os humanos e também como fontes de conhecimento científico e de lazer. (3) Todo e qualquer procedimento que vise assegurar a conservação da diversidade biológica e dos ecossistemas (Lei n.º 9.985/2000, art. 2.º, VIII). (4) Programa de utilização dos ecossistemas, naturais ou artificiais, baseado em teorias ecológicas que contemplem a manutenção da biodiversidade e o aumento da produção de insumos necessários à vida na região (produção agrícola, energética, pecuária), além de propiciar o conhecimento científico e atividades de lazer. O planejamento, a manipulação, o consumo e o controle de um determinado recurso (Glossário Ibama, 2003).

Manejo ambiental- (1) Conjunto de atividades e práticas que, harmonicamente executadas, permitem o desenvolvimento sócio-econômico e a conservação ambiental. (2) Programa de utilização dos ecossistemas, naturais ou artificiais, baseado em teorias ecológicas que contemplam a manutenção da biodiversidade e o aumento da produção de insumos necessários à vida na região (produção agrícola, energética, pecuária), além de propiciarem o conhecimento científico e atividades de lazer.

Manutenção da Cidade- (Secretaria Municipal de Fazenda – Indicadores de Gastos). Despesas necessárias à manutenção do capital físico da Cidade: limpeza urbana, vigilância, iluminação, trânsito e transporte, meio ambiente, conservação da pavimentação e drenagem de logradouros públicos.

Meio Ambiente- sistema integrado por um conjunto dinâmico de elementos naturais e sociais em um tempo e espaço determinados. É definido pelas relações existentes entre o comportamento dos elementos da Natureza ( físicos e biológicos) com O homem ( como núcleo familiar) e a Sociedade ( estrutura política, social e econômica) . Este conceito integrador possui uma dimensão ecológica( ecossistemas diferenciados), espacial ( bacias hidrográficas, municípios, estados) e temporal ( metas).

Mesodrenagem- (Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos). Drenagem executada em rios com vazão entre 6,00 e 10,00 m³/s.

Metrópoles- Núcleos urbanos onde há a concentração de pessoas, recursos econômicos, culturais, sociais e políticos, além de setor terciário especializado.

Metropolização- Formação de metrópoles.

Microclima - (1) Variação local de parâmetros climáticos, considerando-se pequenas áreas. O microclima é muito sensível a fatores como desmatamento, presença de barragens; é particularmente sensível às grandes aglomerações urbanas. (2) Condições climáticas existentes numa área delimitada, às vezes criadas artificialmente.

Microdrenagem- (Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos). Drenagem executada em rios com vazão até 6,00 m³/s.

Micro-trator- movido a óleo diesel. Tem a capacidade para 2 m³ de lixo e consegue penetrar em muitos caminhos estreitos, sinuosos e íngremes, antes inacessíveis, ampliando significativamente o volume de lixo coletado em cada favela. O sistema de coleta de lixo em favelas se complementa com as caixas brooks colocadas nos acessos das favelas , onde é depositado o lixo contido nos micro-tratores. O “elefantinho” micro-trator mais potente, capaz de subir em áreas de maior declive, é outra opção.

Mobiliário Urbano- São objetos dispostos sobre os espaços públicos, destinados à promoção do conforto e da segurança do usuário, compreendendo os elementos complementares e acessórios do paisagismo, da sinalização e da circulação urbana. ( Site Ministério das Cidades)

Mobilidade e Acessibilidade Universal? Mobilidade é a capacidade de se mover, é a condição necessária de um indivíduo para que possa usufruir as ofertas do espaço de uso comum com autonomia e equiparação de oportunidades. Mobilidade Urbana: é um atributo da cidade, correspondendo à facilidade de deslocamento das pessoas e bens no espaço urbano, tendo em vista a complexidade das atividades econômicas e sociais nele desenvolvidas. Acessibilidade é a facilidade, em distância, tempo e custo, de se alcançar fisicamente, a partir de um ponto específico no espaço urbano, os destinos desejados. Tanto a melhoria das condições de mobilidade quanto a mudança da distribuição no espaço urbano das atividades econômicas e sociais, reduzindo as distâncias a serem percorridas, são meios de se aumentar a acessibilidade. Mobilidade Urbana Sustentável é o resultado de um conjunto integrado de políticas públicas no espaço urbano que assegura a todos os cidadãos o acesso amplo e democrático à cidade, suas oportunidades, serviços e equipamentos essenciais, de maneira eficaz, eficiente e sustentável. ESTATUTO DA MOBILIDADE URBANA/2005. Vide NBR 9.050/2004 e decreto 5.296/2004. ( Site Ministério das Cidades)

N
Nascente- (1) Fonte de água que aparece em terreno rochoso. (2) Local onde se verifica o aparecimento de água por afloramento do lençol freático (Resolução CONAMA 004/85). (3) Local onde o lençol freático aflora, superfície do solo onde o relevo facilita o escoamento contínuo da água. (4)Local onde o rio nasce (Glossário Libreria, 2003).

0 Comments:

Post a Comment

<< Home